Como aumentar as vendas com Merchandesing

COMO AUMENTAR AS VENDAS COM MERCHANDESING ‚ MERCHANDISING O QUE

Como aumentar as vendas com Merchandesing


Se você chegou até aqui por pesquisar sobre Merchandising‚ parabéns! Você está começando a entender sobre a importância de destacar seu produto em meio a concorrência.

Nesse artigo você irá entender a beleza e estratégia do posicionamento de um produto‚ a importância de um Merchandising‚ estratégias para Pontos de Vendas‚ além de dicas‚ técnicas e exemplos.

Tenho certeza que você após ler esse artigo‚ irá adquirir uma base para melhorar e destacar seu produto‚ além de um conhecimento sobre a importância de técnicas de Marketing.



O que é Merchandising?




Merchandising faz parte de uma técnica de Marketing.
Marketing é um processo onde o indivíduo obtém o que necessita e deseja. Dentro desse conceito podemos obter diversos pontos‚ e um deles é a técnica de Merchandising.
Que envolve a apresentação de produtos no ponto de venda. É todo o esforço e estudo para definir cada detalhe a fim de valorizar o produto e estimular a venda. Que envolve preço‚ local‚ exposição‚ qualidade‚ visual e muito mais.


Merchandising pode ser traduzido como mercadoria e seus aspectos‚ como‚ operar‚ administrar e a usabilidade.
Seu aspecto principal é o Ponto de Venda‚ também conhecido como o famoso PDV.
Você já se perguntou a importância de ter um produto bem exposto? O impacto e a sensação que estimulará seu cliente a realizar a compra?
O PDV tem papel decisivo nessa relação.



PDV




Basicamente Ponto de venda é o local onde será exposto seus produtos e serviços.
Como usar essa ferramenta para aumentar as vendas?
É nesse ponto que entra a ação estratégica. Seu PDV serve para expor o produto e consequentemente levar a venda‚ então ele deve estar adequado para chamar a atenção do consumidor em meio a outros tantos produtos.

Podemos destacar alguns fatores importantes para um bom PDV:
Local estratégico - Facilidade em encontrar‚ visualizar e pegar o produto
Visual – Um produto bem exposto chamará maior atenção.
Você conhece as vantagens de expositores e displays em acrílico?
Além de proteger e organizar‚ o expõe de forma criativa estimulando a percepção do produto.
O acrílico é um material termoplástico e muito versátil em relação ao vidro‚ ele pode ser moldado em diversos formatos e encontrado em diferentes cores.
Além do custo benefício.

Organização – Um ambiente bagunçado e desorganizado causa desconforto e confusão.
Nos sentimos incomodados e queremos sair logo daquele lugar‚ por outro lado‚ produtos bem distribuídos e organizados causam satisfação‚ nosso cérebro reconhece que aquele produto é melhor em relação aos outros por causa de nossa percepção.

Por exemplo: Um baú grande com várias revistas de diferentes segmentos ou um expositor com revistas organizados por categoria‚ bem posicionado em um PDV. Qual você acha que venderia mais? Em qual você visitaria primeiro?



Posicionamento




As pesquisas apontam que quando uma pessoa entra em um estabelecimento com diversos produtos ela tem a tendência de gravar em torno de 10% do que foi visto‚ logo‚ dentro desse percentual estará os produtos mais bem posicionados. E se não houver a compra naquele momento‚ as chances serão altas na próxima visita.

A experiência também é um fator importante nesse passo‚ a percepção‚ emoção e sentidos do cliente irá definir sua volta ou não ao local.
85% das vendas são decididas nos PDV’s‚ por isso a importância de estratégias nesse momento.

Pense na seguinte situação:
Você encontra em um balcão vários flyers sobre um determinado produto‚ organizados um ao lado do outro‚ no canto você encontra um marcador de acrílico com o nome de sua empresa e os flyers organizados em um suporte de acrílico. Automaticamente pela percepção visual seu cérebro irá reconhecer aquele material como mais atrativo e melhor que os demais.
Investir na apresentação e exposição de um produto é um dos fatores decisivos para a compra.



Dicas para organizar seu PDV




Como falamos acima‚ a percepção do cliente é um fator decisivo. Com os estudos de observância comportamental do consumidor‚ temos então o Marketing Sensorial.
Marketing sensorial e a utilização da percepção de sentidos como meio de estimular o desejo e emoção do consumidor no momento da compra‚ tendo estes:

Visão – Quem nunca comprou um produto por causa de sua embalagem ou a forma criativa de sua exposição‚ não é mesmo?
A forma de organização‚ embalagens‚ cores‚ formas influenciam no sentido da visão.
As cores também possuem grande importância‚ cada uma possui um significado e remete a uma sensação‚ claro que respeitando os aspectos culturais‚ em cada país o significado pode mudar.
Exemplo – O Azul e Verde são muito utilizados em produtos de limpeza‚ pois remete frescor‚ segurança‚ água‚ limpeza e etc.
O Preto traz a ideia de sofisticação‚ elegância e seriedade.

Audição – Música ambiente e publicidade sonora contribuem na sensação e experiência de compra do cliente. De acordo com seu público-alvo‚ a mídia certa irá influenciar no processo de compra.
Você está abrindo uma padaria nova em um determinado bairro popular‚ você anunciaria o local em uma estação de rádio ou em um carro de som?
Provavelmente a segunda opção teria melhor retorno‚ pelo custo‚ público-alvo e local.

Olfato – Você sabia que em alguns estabelecimentos se utilizam sprays com cheiro de comidas e borrifam no local para estimular e aguçar os sentidos?
Ou um cheiro agradável em uma perfumaria?
Todas essas estratégias servem para incentivar o cliente em adquirir o produto

Tato – O tato influência em 1‚5% na decisão de compra‚ quando o cliente pega o produto‚ a sensação aumenta a possibilidade de compra.

Paladar - A degustação também influência na compra. Ela é ideal para produtos novos no mercado‚ o PDV irá auxiliar para que os clientes provem e certifiquem do sabor e qualidade do produto.
Entre outros casos.

Veja a importância do Marketing sensorial:
Nosso cérebro é dividido em três partes:
Neocórtex – Parte racional‚ análise de preço‚ qualidade e necessidade.
Límbico – Emocional‚ que envolve a percepção‚ os sentidos‚ que pode ser influenciado por uma embalagem diferente‚ organização no PDV‚ cores‚ etc.

Reptiliano – A parte da necessidade‚ onde o cliente vai em busca de um produto e analisa o preço e qualidade‚ a experiência com o produto irá influenciar na compra.
A comunicação com o cliente também faz parte da estratégia‚ no PDV ela deve ser curta e objetiva.

Com essas técnicas você certamente verá o produto em PDV de forma diferente‚ com outra percepção.
Espero que esse artigo te ajude a melhorar nas técnicas de divulgação de seu produto.
E se você realmente quer “cair de cabeça” em Merchandising‚ de acordo com seu negócio‚ valorize muito a parte visual‚ lembre-se‚ um produto bem exposto e posicionado no local certo irá decidir a experiência de compra de seu cliente.



Acriltec




A Acriltec de Novo Hamburgo e Vale dos Sinos esta ai para auxiliar você na escolha e planejamento do seu PDV‚ nossos consultores estão à disposição para lhe fornecer informações e soluções em produtos em acrílico e MDF‚ entre em contato e vamos falar de negócios.



Referências:
https://www.youtube.com/watch?v=L-aUnuPQyhI
https://www.youtube.com/watch?v=nOReK3fU0Xo
https://www.significados.com.br/merchandising/
http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/merchandising-conceitosdefinicoes-e-aplicacoes/48293/
https://endeavor.org.br/pdv-ponto-venda/

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24 de Janeiro, 2018
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