Saiba tudo sobre os púlpitos

PULPITOS‚ HISTóRIA DOS PúLPITOS‚ PULPITOS EM ACRíLICO

Saiba tudo sobre os púlpitos


Saiba tudo sobre os púlpitos‚ da sua história até a sua confecção

Basicamente‚ o púlpito é uma plataforma de destaque onde o orador‚ em questão‚ fica posicionado diante do público‚ tendo surgido principalmente para comemorações religiosas‚ onde permanece sendo utilizado até os dias de hoje‚ em basicamente todas as igrejas cristãs‚ onde o padre ou sacerdote realiza o sermão ou pregação para o público que o assiste.

Por se tratar de um item religioso‚ e ao sentido amplamente figurado da palavra‚ o termo refere-se aquele que possui o "poder da voz de Deus"‚ referindo-se à oratória direcionada aos fiéis cristãos.

No entanto‚ a palavra púlpito tem origem no latim‚ onde o termo "pulpitum" pode ser traduzido como "palco"‚ "tablado" ou "plataforma"‚ sendo que‚ na Roma antiga‚ antes da disseminação da fé cristã‚ o púlpito era onde costumava acontecer as apresentações teatrais.

Ainda assim‚ quando a palavra púlpito é empregada‚ ela normalmente está ligada a temas religiosos e principalmente as religiões cristãs‚ sendo que a mesma plataforma quando utilizada para outros fins‚ costuma ser chamada por seus sinônimos‚ como palanque‚ retórica‚ tribuna‚ eloquência e oratória.

O púlpito nas igrejas cristãs

Como já mencionado‚ uma vez que o púlpito é o local destinado a propagação da voz de Deus‚ é comum que ele tenha uma posição de destaque entre as demais mobílias‚ posicionado em um lugar central‚ atribuindo à autoridade presente o sentido de centralidade.

Ainda assim‚ é muito comum que as pessoas confundam o púlpito com o ambão‚ já que este segundo item era amplamente utilizado pela igreja no momento de ler a Epístola do Evangelho.

Muitas igrejas utilizam dois ambões‚ justamente para distinguir entre a Epístola e o Evangelho‚ onde‚ o ambão da Epístola costumava a ser posicionado ao lado sul do sacrário‚ enquanto o do Evangelho ficava ao norte.

Com o passar dos anos‚ os mais especificamente no XIV‚ os ambões deixaram de ser adotados dando então lugar para os púlpitos‚ uma vez que a sua posição central e elevada garante que a voz do orador chegue mais facilmente a todos os ouvintes.

Além disso‚ ele faz uma referência ao fato de que Jesus "subiu à montanha‚ sentou-se e seus discípulos se aproximaram dele. Então tomou a palavra e começou a ensiná-los" (Mateus 5‚1-2).

Por mais que a referência da passagem bíblica seja extremamente aceita‚ historiadores acreditam que a posição da plataforma deriva do judaísmo‚ fazendo uma alusão aos rabinos‚ que utilizavam de plataformas e posições elevadas para ler as escrituras diante do povo.

Os diferentes tipos de púlpitos

Por mais que o púlpito tenha toda esta simbologia já mencionada‚ é importante salientar que ele ainda faz parte da mobília da igreja e conta com os mais diversos tipos‚ sendo confeccionado em materiais como madeira‚ MDF e acrílico.

Entre os púlpitos mais famosos estão os móveis que ficam em uma posição voltada para a parte externa da igreja‚ permitindo que o sacerdote possa levar a palavra de Deus a grandes multidões‚ como é o caso da Catedral de Sevilha‚ na Espanha‚ Notre-Dame de Saint-Lô‚ na França‚ Catedral de Prato‚ na Itália‚ Igreja de São Salvador em Schwäbisch Gmünd‚ na Alemanha e a Igreja evangélica em Český Brod‚ na República Checa.

Já entre os exemplares modernos destacam-se o da Igreja evangélica Bola de Neve‚ no Brasil‚ que transformou uma prancha de surfe em púlpito‚ ou de outros santuários como a Igreja evangélica em Lörrach‚ na Alemanha‚ que se trata de um combinado extremamente simples.

Já os púlpitos mais antigos são cheios de adornos e remetem ao poder que a igreja possuía. Esse são encrustados de adornos luxuosos e extremamente imponentes‚ como é o caso da Igreja Gesú Nuovo‚ em Nápoles‚ na Itália‚ da Igreja de São Sulpício‚ em Paris‚ na França e a Igreja da Penha‚ em Braga‚ Portugal.

Confeccionando um púlpito de qualidade

Na Acriltec existem diversos modelos de púlpitos em acrílico e MDF‚ ainda assim é possível desenvolver um projeto totalmente novo‚ visando as exigências e necessidades de cada cliente‚ dos mais simples aos mais sofisticados‚ de acordo com a posição que o mesmo deseja transmitir ao orador.

Além da posição e questões relacionadas a estética‚ o púlpito também deve ser pensado em sua utilização. Este deve ser capaz de sustentar um livro ou objeto de leitura em uma posição confortável‚ além de permitir o apoio do orador caso seja necessário. Por isso‚ questões relacionadas as dimensões e qualidade do material utilizado são extremamente importantes e devem ser levadas em consideração.

Conheças as principais novidades e inovações do setor na loja virtual!

Compartilhar


25 de Março, 2019
Compartilhar
EM DESTAQUE
Conteúdo vip
Conteúdo vip

Se inscreva agora no nosso site e receba conteúdos exclusivos para assinantes.

Assinar
Contato
Rua Joao Alfredo nº 94, Bairro Rincão dos Ilhéus, CEP: 93608-520 Estância Velha / RS
Telefone: (51) 3271-8225 / 98264.7444 (Frederico Barbosa - Dep. Comercial)
email
Solicite seu orçamento.
Acriltec Corte e Gravação a Laser | Acriltec © 2017.

Desenvolvido por
FaçoDesign
Desenvolvido por Faço Design